Home Ads

Breaking News
recent

#Satolep

O teatro que sobreviveu
Conheça um pouco da história do Theatro Guarani, o único teatro em atividade na cidade de Pelotas
Por: iFox Yellow/Giorgia Ossanes (ifoxyellow@gmail.com)

Pelotas é um município situado na região sul do estado do Rio Grande do Sul e é conhecido como a “Capital Nacional do Doce”. Com mais de 343 mil habitantes (segundo estimativa de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade é rica em cultura.

Há muitos anos, quando as charqueadas funcionavam e prosperavam no município, Pelotas já era abundante em arte e os charqueadores promoviam a cultura e a educação. A construção do Teatro Sete de Abril (iniciada em 1831 e finalizada em 1834) é um exemplo desse interesse, teve por objetivo proporcionar às famílias pelotenses entretenimento por meio da arte em uma época em que Pelotas ainda nem havia sido elevada à condição de cidade.

Hoje, em junho de 2018, o único teatro em funcionamento no município é o Theatro Guarany, construído por meio da iniciativa privada de Rosauro Zambrano, Francisco Santos e Francisco Vieira. Atualmente o Theatro, que foi inaugurado em 1920, é mantido exclusivamente pela família Zambrano, sem auxilio governamental. O Guarany tem sido conservado em sua construção original, sem abandonar o estilo que se assemelha ao neoclássico, sua única reforma significativa ocorreu em 1970 para reparos no teto.

O Teatro Sete de Abril, o primeiro construído no Rio Grande do Sul e um dos mais antigos do país, foi interditado em 2010 porque havia risco de desabamento e as reformas que se iniciaram em 2013 ainda não foram finalizadas. Sendo assim, o Theatro Guarany é o abrigo de manifestações culturais como shows, apresentações teatrais, espetáculos de dança e até palco de formaturas. O local conta com mais de 920 lugares na plateia, 70 camarotes e mais de 10 camarins com decorações temáticas.

98 anos após sua inauguração, o Theatro quase centenário já foi palco das mais diversas formas de expressão cultural. Já passaram por seu palco desde cantores como Humberto Gessinger e Mart’Nália até a Salzburg Chamber Soloists que é considerada uma das mais renomadas orquestras europeiras. Os grupos de dança da cidade têm o Theatro como uma segunda casa, sempre marcando presença com apresentações grandiosas. A trupe circense de Pelotas, o Grupo Tholl, também expõe sua arte no local histórico e encanta a todos.

O Theatro Guarany está localizado na Rua Lôbo da Costa, 849, entre as ruas Félix Xavier da Cunha e Gonçalves Chaves.

Acesse mais matérias sobre Pelotas em: https://goo.gl/zeKJbq


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.