Home Ads

Breaking News
recent

#Satolep

Pelotas recebe certificado IPHAN na 26ª Fenadoce
Conjunto histórico e tradição doceira receberam o título de patrimônio cultural brasileiro
Por: iFox Orange/Milena Schivittez (ifoxorange@gmail.com) 

Na última terça feira (05) a cidade de Pelotas foi contemplada com o registro do título de patrimônio cultural brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A entrega do certificado aconteceu na cerimônia de abertura oficial da 26ª Fenadoce e foi dado pela presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.

O registro foi entregue não somente a cidade, mas aos municípios antes pertencentes a Pelotas, como Morro Redondo, Turuçu, Arroio do Padre e Capão do Leão. Estiveram presentes as autoridades Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas e Tarcisio Minetto, Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e, após a solenidade, fizeram uma visita guiada pela Cidade do Doce, Fábrica do Doce, Feira da Agricultura Familiar e Espaço Arte do Doce.

 Em entrevista, Kátia Bogéa afirmou que: “A cidade de Pelotas volta a ser vanguardista. Para nós, do Iphan, foi uma honra muito grande, porque foi a primeira vez em 81 anos de história da instituição que foi feito, ao mesmo tempo, tombamento e registro de uma região”.

No dia 15 de maio, o munícipio teve sua tradição doceira e o conjunto histórico reconhecidos como patrimônios culturais brasileiros. O conjunto histórico será tombado, com registro nos três livros do IPHAN e a tradição doceira foi inserida no Livro de Registro do Patrimônio Imaterial, na categoria dos saberes.

26ª Fenadoce promove visitas gratuitas para escolas da região
A inclusão social também está em evidência na 26ª Fenadoce. Até o até o dia 17 de junho serão viabilizadas diversas visitas de escolas municipais para que os alunos conheçam o evento que representa a cidade em que vivem.

Os alunos além de ganharem um doce, terão a oportunidade de conhecer a cultura pelotense que agora, é conhecida nacionalmente. No ano passado, foram milhares de alunos que passaram pela feira e nesta edição, já começaram o projeto reconhecido pelas escolas.

Com muita curiosidade e também alegria, os alunos se mostraram encantados ao viverem a experiência que muitas vezes não teriam oportunidade devido às suas realidades sociais. A professora Thais Amaral, da Escola Municipal Mariana Eufrásio ressalta que a visita à feira se tornou ainda mais importante após os registros do IPHAN.

“É muito importante que eles conheçam aqui a cultura da feira e também de Pelotas, principalmente agora que isso tudo virou um patrimônio nacional. Eles precisam dessa chance de conhecer as atrações da feira”, disse Thais Amaral, professora da rede municipal de ensino.
Alunos da rede municipal de ensino Pelotense visitam a 26ª Fenadoce (Foto: Rafael Takaki)

Por outro lado, a professora Lia Ferronato, da Escola Municipal Osmar da Rocha Grafulha salientou a importância da visita ainda mais para ela que ministra aulas de história para turmas do 4º ano. Assim, os alunos podem ver na Fenadoce aquilo que aprendem em aula. O aluno da escola, João Victor Voser, concordou com a professora e destacou o turismo da Fenadoce.

“A gente chegou e já viu ônibus de turismo em volta, é muito bom ter a chance de aproveitar da feira também”, afirmou João Victor Voser, aluno da rede municiapal de ensino.
Alunos da rede municipal de ensino Pelotense visitam a 26ª Fenadoce (Foto: Rafael Takaki)

 Acesse mais matérias sobre Pelotas em: https://goo.gl/4KXrgH

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.