Home Ads

Breaking News
recent

#Satolep

Por: iFox Red/Alex Silva (ifoxred@gmail.com)


Nos três últimos dias da 30° semana de 2018 (26, 27 e 28 de julho) aconteceu o “Discutindo o 25 de Julho - O Que Eu Tenho a Ver Com Isso?”, um evento marcado com depoimentos e com atividades para sensibilizar o público sobre as imposições sociais feitas às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. O evento, que contou com palestras, apresentação teatral, rodas de conversa, encerrou suas atividades com a Palestra de Verinha Munjolo - Coordenadora do Acampamento Afro de São Lourenço do Sul -, Palestra de Lisiane Lemos - Executiva de Serviços na Microsoft -, ambas sobre empreendedorismo negro, e com um desfile étnico da nova coleção da marca Kanimambo.
   
    A ideia do evento foi mostrar como a educação reescrever paradigmas sociais e mostrar que intervenções como esta podem empoderar PS negros e sensibilizar os “não-negros” com a causa, fazendo com que estes sensibilizem outros a não repetirem atitudes preconceituosas.
Lourivaldo, estudante do curso de direito da UFPEL, durante o desfile (Foto: iFox Red/Alex Silva).

    “Nessa última vez em que fui viajar eu pensei em toda a jornada que a minha avó e os meus bisavós tiveram, limpando o chão, fazendo faxina, para eu estar aqui. Essas pessoas sofreram muito, sofreram racismo, discriminação, sofreram com o preconceito”, disse Lisiane emocionada.

    Após as palestras, Ediane Oliveira encerrou o evento com o desfile étnico de Kanimambo (clique aqui para saber mais). Em sua fala ela ressaltou: “Vocês estão levando não uma roupa Kanimambo, e sim um pedacinho de uma Pelotas africana. Estão levando um pouquinho de luta também e fazem parte dela quando levam um pouquinho desse projeto”. O destaque do desfile foi os modelos, estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas.
Ediane Oliveira durante o evento (Foto iFox Red/Alex Silva).
Quer mais, @?
    Siga as redes sociais do Núcleo das Ações Afirmativas e Diversidade (clicando aqui) e do Núcleo Gênero (clicando aqui), da UFPel, e fique atento aos próximos eventos! Abaixo, você confere a galeria de fotos do evento!


Discutindo o 25 de Julho

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.